Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.
Image and video hosting by TinyPic
domingo, 17 de abril de 2016

Tchau,querida: Nas redes sociais, 351 deputados se dizem pró-impeachment

SE CONFIRMADO, NÚMERO É SUFICIENTE PARA DERROTAR DILMA ROUSSEFF
POR FERNANDO RODRIGUES
fIM
DO UOL
O número de deputados federais que se declaram a favor do impeachment nas redes sociais (Facebook e Twitter) chegou a 351 na manhã deste domingo (17.abr.2016). Se confirmado na votação do final do dia, no plenário da Câmara, e grupo é suficiente para aprovar o afastamento da presidente Dilma Rousseff.
São necessários, pelo menos, 342 dos 513 deputados para aprovar a admissibilidade do impeachment.
As redes sociais mostram que vão votar contra o impedimento 133 deputados. Há ainda 27 indefinidos e 2 abstenções –deputados que faltarão à sessão por motivos de saúde.
Para fazer este estudo, são monitorados os perfis dos 513 deputados no Twitter e no Facebook. Também são consideradas entrevistas públicas, com frases gravadas ou entre aspas (na mídia impressa). Só quem se manifesta abertamente é contado pela consultoria digital Bites.
Os dados apurados pela Bites são publicados com exclusividade pelo Blog (clique nas imagens para ampliar):
grafico-impeachment-17abr2016
tabela-votos-impeachment-17abr2016
AS REDES SOCIAIS E A POLÍTICA
A votação do impeachment coloca à prova a força das redes sociais na política nacional. O placar final certamente será diferente que mostram os posts dos deputados no Facebook e no Twitter. O impacto para os que mudarem de lado na última hora poderá ser perscrutado nos próximos meses –se perderão apoio de seus eleitores ou não.
Uma novidade, entretanto, diferencia esta votação do impeachment de outras do passado. Agora, não há apenas declarações de voto para a mídia tradicional registrar. Milhões de eleitores acompanham seus representantes no Congresso por meio das redes sociais.
Mesmo que um deputado mude de ideia e apague o que havia registrado em seu perfil nas redes sociais, muitos usuários da internet já terão copiado a imagem da tela. Uma vez publicada na web, uma opinião não desaparece jamais.
Fonte: Calos Scarlack

0 comentários:

Postar um comentário