Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.
Image and video hosting by TinyPic
sábado, 9 de abril de 2016

RN tem duas mortes confirmadas por H1N1



A secretaria estadual de Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica, divulgou nesta sexta-feira (08), os números da influenza no Rio Grande do Norte. Até a semana epidemiológica 13 que se encerrou em 02 de abril, foram notificados 33 casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que se refere à síndrome gripal que apresente dificuldade respiratória ou outros sinais de gravidade.

Dos 33 casos notificados, oito vieram a óbito e 20 se concentram em Natal. As notificações englobam a influenza A (H1N1 e H3N2) e casos de SRAG não especificados e em investigação. Quanto a H1N1, foram notificados três casos, dos quais dois vieram a óbito. Para H3N2, houve um caso notificado, seis de SRAG não especificado, dos quais dois vieram a óbito, e 23 casos suspeitos de SRAG em investigação, sendo quatro óbitos.

Prevenção

Lavar as mãos com água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar.

Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca com lenço descartável.

Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

Lavar as mãos com frequência e não levar as mãos sujas aos olhos, nariz e boca.

Pessoas com qualquer gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomerações

Qual a importância da vacinação? É dose única?

É a única medida eficaz para se evitar a influenza. A eficácia está acima de 90%, quem for vacinado todo ano tem menos de 10% de chance de adoecer contra os vírus compostos na vacina, que protege contra os três mais graves vírus causadores de gripe. A vacina funciona através da injeção de partículas do vírus capazes de induzir a resposta imunológica, sem desencadear sintomas da doença. A dose é única, com reforço anual.

Caso o paciente não inicie o tratamento rapidamente, quais riscos ele corre?
Não existe tratamento específico para todo mundo. O paciente tem que ir a um posto de saúde para o médico detectar a gravidade da doença. Lá, ele vai detectar se a pessoa se enquadra em um grupo de risco e a partir disso prescrever um remédio ou encaminhar para um especialista.

Qual a forma de contágio da gripe H1N1?

A forma de contágio do vírus Influenza H1N1 é através do contato próximo com secreções respiratórios do indivíduo (gotículas) portador do vírus, através da tosse, espirro e durante a fala.

Como deve ser o contato com quem tem a doença?

As pessoas infectadas não devem sair de casa. Elas devem passar de 5 a 7 dias afastada de ambientes com muitas pessoas. Mesmo que os sintomas fiquem brandos nos últimos dias, ainda é possível que a pessoa infecte outra. Como é uma doença que se transmite pelas vias aéreas, deve repousar. 
Fonte: Jacó Costa 

0 comentários:

Postar um comentário