Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.
Image and video hosting by TinyPic
segunda-feira, 20 de junho de 2016

Califórnia passa Brasil e França e vira 6ª maior economia



A Califórnia ultrapassou a França e se tornou a 6ª maior economia do mundo.

De acordo com os últimos dados divulgados pelo Escritório de Análise Econômica dos Estados Unidos, o PIB do estado atingiu US$ 2,46 trilhões em 2015 enquanto o tamanho da economia da França é estimado em US$ 2,422 trilhões.
No começo do ano passado, a Califórnia já havia ultrapassado o Brasil, com o qual era comparada em um mapa que iguala o PIB de estados dos EUA com países com base em dados de 2013.
O segundo estado com maior PIB é o Texas, comparável à economia australiana, e o terceiro é Nova York, mais ou menos do tamanho da Espanha (ainda com os dados de 2013).
O que fez diferença desde então foi o crescimento. A Califórnia teve a segunda maior taxa do país em 2015 (5,7%), só atrás do Oregon, que registrou 5,9%.
Enquanto isso, a França cresceu apenas 1,1% em 2015 e o Brasil teve uma recessão profunda depois de passar 2014 estagnado.
Vale lembrar que há 39,1 milhões de californianos e 66,4 milhões de franceses, então a conta por habitante acaba sendo bem mais alta no estado americano.
As economias do mundo que saem na frente são, em ordem, Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e o Reino Unido. Esses são os números em termos nominais; em paridade de poder de compra, a China já lidera.


Fonte: Exame

0 comentários:

Postar um comentário