Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.
Image and video hosting by TinyPic
quarta-feira, 29 de junho de 2016

Piloto brasileiro se atrasa 15 minutos e escapa de atentado em Istambul: 'cena destruidora'


Leonardo Salgado deveria chegar no terminal no momento em que houve o ataque, mas acabou se prolongando em conversa com amigo e escapou
Piloto brasileiro se atrasa e escapa de atentado em aeroporto de Istambul (Foto: Arquivo Pessoal/Leonardo Salgado)
Um piloto brasileiro de 30 anos escapou de ser uma das vítimas do atentado terrorista no aeroporto de Istambul porque se atrasou 15 minutos para chegar no trabalho. Uma ligação com o amigo que se prolongou mais que o normal fez com que Leonardo Salgado não conseguisse chegar no AeroportoAtaturk às 22h do horário local
Natural de Belo Horizonte, Leonardo mora há um ano na Turquia. "Se tivesse seguido meu ritual de trabalho, estaria fatalmente lá", disse o piloto ao G1. Leonardo iria trabalhar em um voo que sairia de Istambul às 0h05. Segundo o protocolo da empresa, os pilotos devem chegar no local duas horas antes da decolagem.
Como estava atrasado, o brasileiro pegou um táxi ao aeroporto e, durante o trajeto, o motorista do veículo recebeu a notícia dos ataques. O carro parou perto do local do atentado, a cerca de 800 metros, e Leonardo foi andando até Ataturk sem entender o que estava acontecendo. 
Ao chegar no terminal onde trabalhado, ele disse que tomou um susto ao ver uma "cena de guerra, aquela cena destruidora". O local estava cheirando a pólvora, e quem estava no local usava máscaras pretas. 
No último balanço da tragédia, divulgado na manhã desta quarta-feira (29), a estimativa era que 41 pessoas morreram e 239 ficaram feridas. Desse total, pelo menos dez vítimas fatais são cidadãos estrangeiros. Pelo menos 109 pessoas feridas já receberam alta hospitalar.
O número de mortos não inclui os três terroristas que se explodiram durante a ação e cujos restos mortais já passaram por autópsia. Suas identidades ainda não foram divulgadas oficialmente, mas, de acordo com fontes próximas às investigações, tratam-se de estrangeiros.
Armados com fuzis kalashnikov, os homens abriram fogo na área de embarque do aeroporto por volta das 22h, no horário local (14h no Brasil). Pouco depois, durante confronto com a polícia, acionaram explosivos presos aos seus corpos.
Outras quatro pessoas também fariam parte do comando, sendo que três ainda estariam foragidas. Horas depois das explosões, a polícia prendeu uma mulher suspeita de envolvimento no ataque.
Armados com fuzis kalashnikov, três homens abriram fogo na área de embarque do aeroporto (Foto: AFP)

Autoria
Até o momento, ninguém reivindicou o atentado no Aeroporto de Istambul até o momento, mas as principais suspeitas recaem sobre o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), já que a Turquia integra a coalizão internacional que combate a milícia no Oriente Médio. No entanto, não está descartada a hipótese de uma ação de separatistas curdos.
O ataque acontece no momento em que o país tentava normalizar suas relações com a Rússia, abaladas por conta do abatimento de um caça na fronteira com a Síria, e com Israel. 

0 comentários:

Postar um comentário